2004-09-01

O livro do Rui Unas

O nosso Rui Unas é hoje uma das figuras mais carismáticas da TV. Tive oportunidade de conhecer pessoalmente o talentoso apresentador e humorista aquando da pré-produção e rodagem da curta-metragem O Porteiro e guardo dele a imagem de um profissional íntegro, generoso e (felizmente para ele e para nós!) rigorosíssimo no cumprimento dos seus horários. Em O Porteiro, Unas interpretou excelentemente o papel de um toureiro priápico que rivaliza com o Ivo Canelas pelo afecto da linda Carla Chambel. A sua participação plena de energia e largamente improvisada foi, aliás, das melhores coisas que o malfadado filme teve.

Pois bem, este mesmo Rui Unas veio agora juntar o seu nome ao extenso rol de vedetas televisivas que, por uma razão ou outra, resolvem escrever livros. A diferença fundamental é que Unas tem efectivamente algo para dizer e sabe dizê-lo de forma sedutora. Com o seu novíssimo A minha vida é um cabaret, o Autor propõe-nos um livro polémico e mais ou menos autobiográfico, no qual privilegia a utilização da crónica – figura literária particularmente vocacionada para a pedagogia e diálogo fácil com o grande público. E de que fala Unas? Da anatomia do peido à morfologia do escarro, com trânsito pelo racismo, sexismo, tauismo (assim mesmo, com ‘u’) e mulheres de bigode, os temas mais extraordinários são abordados com uma argúcia e capacidade de observação notáveis. Tudo isto surge ricamente ornamentado com a linguagem desbragada e as expressões coloridas do costume: «pita», «abocanhar o nabo», «mariquinhas pé de salsa» ou «é isso e couves».

Rui Unas, A minha vida é um cabaret, Texto Editora, Lisboa, 2004.

4 comentários:

Anónimo disse...

Que ignorancia.Nem sabia que o Unas tinha um livro!
(deixei no meu blog, na cx de comentários a resposta à sua questão!)
Valeria Mendez


!

Anónimo disse...

Então, seu sacana! Só falas no Unas, é? E em mim, não falas?!!! Também tenho um livro, carago! E também participei no filme O PORTEIRO!!! Não fui o toureiro mas fui o CHULO, lembras, darling? (risos)

Anónimo disse...

Concurso para bandas de garagem

“Rock Na Praia”, concurso de Música Moderna, destinado a bandas de garagem.
O evento terá lugar no próximo dia 23 de Julho, precisamente no “Museu Caffé” na Praia de Apúlia.
Os interessados deverão enviar uma maqueta até ao dia 30 de Junho

Para mais informações utilizar um dos seguintes contactos: 964 755 358 / 912 557 124 | rocknapraia@portugalmail.com

*Para consultar o regulamento e aceder a ficha de inscrição visite www.museucaffe.web.pt

Anónimo disse...

That's a great story. Waiting for more. Outlook express spam filters review top rated metal awnings bradenton fl Bextra and sulfates