2004-09-24

O Código Da Vinci

O best seller mundial O Código Da Vinci, de Dan Brown, continua bem vivo e a suscitar polémicas furiosas. Desta feita, a revista Visão de 23.09.2004 publica a seu respeito um texto crítico bombasticamente intitulado As mentiras de Dan Brown e O Código da Vinci desmascarado. Mais valia, porém, que tivesse ficado calada: o libelo acusatório de uma tal de Marie-France Etchegoin é tudo menos objectivo e fica-se por um amontoado invejoso de meias verdades e incompleitudes. Metade do texto de Etchegoin é uma mera síntese do enredo delineado por Brown, entremeada com as apreciações biliosas que demonstram bem a parcialidade e falta de seriedade intelectual da autora: «Jesus dormia, então, com Maria Madalena e tiveram muitos pequenos merovíngios». A outra metade ocupa-se da diabolização da pessoa de Pierre Plantard, já falecido, e do seu Priorado do Sião (que são, aliás, figuras relativamente secundárias nesta obra ficcional) e nisso – apenas nisso! – municia o ataque à credibilidade de Dan Brown. Claro que, como tudo o que é humano, este Código Da Vinci não é perfeito; não obstante, o Autor precedeu o seu texto de um trabalho de pesquisa notável, cujas conclusões tiveram o condão de suscitar em todo o mundo controvérsias apaixonantes – sem necessidade de, ao contrário de Etchegoin, recorrer ao estardalhaço e às calúnias.

15 comentários:

Anónimo disse...

Não tenho assim tanta certeza, ó Flávio.
ass: Helena (av. vastulec)

Anónimo disse...

Ainda não li. «Mas já o tenho e vou ler. Aliás tosa sessas questões interessam-me,sobretudo o lado esotérico das coisas.
Se o Flavio puder passe por www.prusidente.weblog.com.pt onde eu colaboro sob o pseudonimo de Madame Satã. Editei um post recente O RITUAL que revela o meu outro EU, mais esoterico e espiritual.
Mas não se suqeça de me visitar na minha página. Participe, se quizer na homenagem à AMALIA.
uM ABRAÇO COM ESTIMADA CONSIDERAÇÃO
VALERIA
www.fadista-valeria-mendez.weblog.com.pt

Flávio disse...

Obrigado pelo comentário, Helena!

Sabe que eu sou um adepto fervoroso de tudo o que seja espiritual e por vezes tenho alguma dificuldade em compreender as pessoas que pensam diferentemente, como esta Sra. Etchegoin. Quanto ao Código Da Vinci, claro que o livro tem imensas falhas, mas teve pelo menos o mérito de introduzir estes temas a um público vastíssimo.

Valéria querida, fico contente em saber do seu interesse pelo esoterismo. O meu novo filme, baseado num episódio da vida de São Paulo, aborda estas temáticas: logo que tiver mais novidades, digo qualquer coisa. Beijinhos!

Espectadores disse...

Caro Flávio,

É caso para lhe perguntar: "Você sabe do que está a falar?".

Já estou pelos cabelos de tanta gente a dizer que o livro, "apesar de umas falhazitas", até tem coisas boas.

Por favor, informe-se. Tenho este site desde 1998, onde tenho vindo a publicar imenso material sobre a triste mistificação do Priorado de Sião e do Mistério de Rennes-le-Château, que foram fonte abundante para Dan Brown:

http://bmotta.planetaclix.pt

O curador do Louvre chama-se "Jacques Saunière"?
Este nome diz-lhe alguma coisa?

Lamento se a minha opinião o incomoda, mas, neste momento, com toda a informação que há na net, mesmo em português), defender este livro é fazer figuras tristes...

Já chega de porcaria e de calúnia.

Cumprimentos

Espectadores disse...

"(que são, aliás, figuras relativamente secundárias nesta obra ficcional)"

Flávio, Flávio...
Já considerou a hipótese de que Dan Brown quer, PRECISAMENTE, que as pessoas considerem Plantard e o Priorado como secundárias?

Desculpe lá, mas Dan Brown não diz que é um FACTO que o Priorado foi fundado por Godofredo de Bulhão em 1099?

Sabia que uma editora italiana, com escrúpulos, omitiu esta primeira página na sua tradução do romance?

Como é possível que sustente que o Priorado é secundário no romance?

Já reparou que Dan Brown omite a palavra "Rennes-le-Château" do romance? Não acha que isso é PRECISAMENTE para que o Flávio tire a conclusão que tirou relativamente ao carácter "secundário" de Plantard e do Priorado?

Para seu bem, vá um pouco mais longe.
O artigo da Visão é o PRIMEIRO artigo decente a sair nos media nacionais sobre este assunto.
Era só o que mais faltava, dizer mal de quem, finalmente, diz a verdade...

Flávio disse...

Agradeço os comentários e a nota de saudável polémica que introduz neste blogue. Não li ainda todo o seu site (apenas a introdução e algumas secções), mas prometo que vou ler em breve todos os seus textos e com toda a atenção. Saúdo desde já a sua frontalidade e preocupação com a verdade.

Mesmo assim, continuo a dizer que o artigo da Visão é infeliz. Brown limitou-se a aproveitar a controvérsia em redor do Priorado para uma obra que é assumidamente ficcional - e sublinho a palavra 'ficcional'. O livro nunca se assume como uma obra científica ou ensaística. Porquê toda esta indignação, então?

Se Etchegoin tem razão (e não digo que não o tenha!), então não soube acompanhar o seu texto de uma argumentação e factualidade minimamente credíveis, sobretudo para proferir um ataque pessoal a Dan Brown ou chamá-lo de mentiroso.

Quanto ao pretenso anti-catolicismo do Autor, creio que as suas observações não têm razão de ser. Você leu o livro de Dan Brown até ao fim? Não há uma única sílaba contra qualquer confissão religiosa, nem contra a Igreja Católica, nem sequer contra a controversa Opus Dei - cujos membros são, aliás, ilibados de qualquer culpa no desenlace surpresa do romance.

Mesmo que o romance tenha abordado de forma ligeira a figura do Priorado, nem assim se justificam essas críticas tão violentas. Continuo a dizer que isso é secundário. O que é verdadeiramente importante, julgo eu, é a divulgação que o livro faz dos saberes esotéricos, como a astrologia ou numerologia.

Obrigado e espero poder aprender mais sobre esta fascinante questão com o seu site http://bmotta.planetaclix.pt/

Rod disse...

Li o livro, não li a crítica. Li outras. Não me molesta minimante o questionar de dogmas e crenças, até considero isso um exercício estimulante. Dá-me uma agulhada no coração cada vez que ele tropeça desajeitadamente em factos históricos (ou seja, a cada três páginas) ou até geográficos (eu moro em Paris e GARANTO que não se passa pelo Arco do Triunfo e pela Gare St-Lazaire para ir do Louvre à embaixada americana; aliás, basta subir a rua). Mas como nem sequer acredito numa Verdade Histórica -- muito menos quando se fala de Religião -- e as distorções espaciais me fascinam, até isso me parece tolerável. O que me custa tolerar é o facto de o livro ser tão mal escrito, tão afogado em tiques e clichés, tão insípido que até dói a alma.

Flávio disse...

Obrigado pelo comentário, Rod! Agradeço as suas observações, mas continuo a entender que a falta de rigor e as imprecisões de locais que você refere não devem prejudicar a nossa leitura da obra. Por exemplo, o grande clássico As Viagens Na Minha Terra do Almeida Garrett contém inexactidões geográficas deliberadas. Caramba, até o Homero misturou geografia, realidade e mitologia e nem por isso passou a ser menos Homero. Não me recordo do detalhe em concreto que você mencionou acerca da Paris do Código da Vinci, mas não será que essa inexactidão terá servido algum propósito dramático do Autor?

Um grande abraço!

Charlie disse...

Falem, diam mal, digam bem, digam o que quiserem, mas macacos me mordam se quem está à direita de Jesus na Ultima Ceia é um homem.A "verdade" amplamente divulgada é que se trata de S.Joao,mas olhem bem para a pintura. Será que S.Joao foi o primeiro transformista de que há memória? E porque será que custa assim tanto aceitar a presença de uma mulher na vida de Jesus? Não falo da Maria Madalena prostituta, mas sim da Maria Madalena esposa e mâe.E já agora, com que direito vem um alto dignatário do Vaticano dizer que o livro de Dan Brown devia ser queimado? Nao chegou o que Hitler fez? Não queimou já a Igreja demasiadas coisas? Ou será que teem medo que as pessoas comecem a pensar e que não aceitem o dogma que dá pelo nome de Cristianismo=

AlphaOne disse...

macacos me mordam se a pintura foi feita por leonardo da vinci! Macacos me mordam caso aquilo seja so uma pintura..

e antes que me comecem a chamar cenas..

macacos me mordam se não sou ateu..

AlphaOne disse...

macacos me mordam se a pintura foi feita por leonardo da vinci! Macacos me mordam caso aquilo seja so uma pintura..

e antes que me comecem a chamar cenas..

macacos me mordam se não sou ateu..

Anónimo disse...

[u][b]Xrumer[/b][/u]

[b]Xrumer SEO Professionals

As Xrumer experts, we have been using [url=http://www.xrumer-seo.com]Xrumer[/url] for a wish immediately for the time being and remember how to harness the enormous power of Xrumer and go off it into a Bills machine.

We also yield the cheapest prices on the market. Numberless competitors will charge 2x or consistent 3x and a end of the term 5x what we responsibility you. But we feel in providing gigantic service at a small affordable rate. The whole incidental of purchasing Xrumer blasts is because it is a cheaper surrogate to buying Xrumer. So we train to keep that contemplating in mind and provide you with the cheapest standing possible.

Not only do we cause the best prices but our turnaround heyday for your Xrumer posting is wonderful fast. We intention have your posting done before you distinguish it.

We also outfit you with a sated log of successful posts on contrasting forums. So that you can see seeking yourself the power of Xrumer and how we get harnessed it to gain your site.[/b]


[b]Search Engine Optimization

Using Xrumer you can think to apprehend thousands upon thousands of backlinks for your site. Myriad of the forums that your Location you will be posted on have high PageRank. Having your association on these sites can categorically help build up some top quality back links and genuinely boost your Alexa Rating and Google PageRank rating utterly the roof.

This is making your put more and more popular. And with this increase in celebrity as superbly as PageRank you can keep in view to see your site really filthy high in those Search Motor Results.
Conveyance

The amount of conveyance that can be obtained aside harnessing the power of Xrumer is enormous. You are publishing your locality to tens of thousands of forums. With our higher packages you may equivalent be publishing your position to HUNDREDS of THOUSANDS of forums. Imagine 1 collection on a stylish forum drive almost always cotton on to a leave 1000 or so views, with say 100 of those people visiting your site. At once devise tens of thousands of posts on popular forums all getting 1000 views each. Your shipping liking go because of the roof.

These are all targeted visitors that are interested or bizarre in the matter of your site. Assume how divers sales or leads you can succeed in with this titanic figure up of targeted visitors. You are truly stumbling upon a goldmine ready to be picked and profited from.

Remember, Transport is Money.
[/b]

TRAVERSE B RECOVER YOUR CHEAP BLAST TODAY:


http://www.xrumer-seo.com

Anónimo disse...

Making money on the internet is easy in the hush-hush world of [URL=http://www.www.blackhatmoneymaker.com]blackhat team[/URL], Don’t feel silly if you have no clue about blackhat marketing. Blackhat marketing uses little-known or not-so-known ways to generate an income online.

Anónimo disse...

top [url=http://www.001casino.com/]free casino bonus[/url] check the latest [url=http://www.realcazinoz.com/]free casino[/url] free no deposit perk at the best [url=http://www.baywatchcasino.com/]online casinos
[/url].

Anónimo disse...

top [url=http://www.c-online-casino.co.uk/]online casinos[/url] coincide the latest [url=http://www.casinolasvegass.com/]free casino bonus[/url] manumitted no deposit bonus at the best [url=http://www.baywatchcasino.com/]online casinos
[/url].