tag:blogger.com,1999:blog-6810110.post110415248843956602..comments2023-10-21T16:43:00.929+01:00Comments on A Bomba: SuspeitaFláviohttp://www.blogger.com/profile/03695198924815299914noreply@blogger.comBlogger6125tag:blogger.com,1999:blog-6810110.post-1104835121083085222005-01-04T10:38:00.000+00:002005-01-04T10:38:00.000+00:00E escreveste muitíssimo bem, Rui: a inocência do C...E escreveste muitíssimo bem, Rui: a inocência do Cary Grant. Li em tempos um texto do nosso João Bénard da Costa onde ele dizia que o final de Suspeita não é feliz porque deixa o espectador permanentemente na dúvida sobre a inocência do protagonista. <br /><br />O Bénard da Costa é um sábio e escreve magnificamente, mas neste caso acho que não tem razão. Aliás, esta sua interpretação quase que chega a ser um pouco absurda. Se Grant fosse mesmo um assassino bastar-lhe-ia, na derradeira viagem de carro junto à falésia, ter dado um empurrãzinho à mulher e deixado a gravidade fazer o resto. <br /><br />Amigo Milan, também adorei a interpretação da Joan Fontaine, que aliás lhe valeu um óscar: toda ela é delicadeza, fragilidade e insegurança. Numa das melhores cenas, ela beija avidamente o Grant e decide viver com ele depois de ouvir os pais dizerem que ela, pobrezinha, nunca conseguiria arranjar marido. Parece exagero, mas não é. Acho que muitas vezes as pessoas são tão frágeis e indecisas que necessitam desse tipo de empurrões para fazerem as coisas.<br /><br />E se quiseres ver o filme, Dermot, sugiro-te o DVD do jornal PÚBLICO, que podes encontrar numa das suas lojas e custa uns módicos 8 ou 9 euros.<br /><br />Obrigado aos quatro pelos comentários e bom ano!Fláviohttps://www.blogger.com/profile/03695198924815299914noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6810110.post-1104413069638498112004-12-30T13:24:00.000+00:002004-12-30T13:24:00.000+00:00Excelente texto. Não conheço A Suspeita, mas Hitch...Excelente texto. Não conheço A Suspeita, mas Hitchcock é um dos mestres do cinema. Tenho de descobrir esse pedaço de cinema.dermothttps://www.blogger.com/profile/04123770946187963873noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6810110.post-1104257998019589492004-12-28T18:19:00.000+00:002004-12-28T18:19:00.000+00:00Ah, e sem esquecer o guarda-roupa do filme, soberb...Ah, e sem esquecer o guarda-roupa do filme, soberbo, desde os simples casacos casuais ou o roupão da Fountaine, aos fatos justos de Cary Grant, uma bela memória da época, em meu ver, mais elegante e "glamourosa", como diria a Lili Caneças, do mundo ocidental.Milanhttps://www.blogger.com/profile/17731461500359458585noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6810110.post-1104257321106121372004-12-28T18:08:00.000+00:002004-12-28T18:08:00.000+00:00Óptimo texto, Flávio. Agora que o mencionas, fique...Óptimo texto, Flávio. Agora que o mencionas, fiquei curioso em rever "Suspeita" em DVD, que está baratucho e tem um bom documentário sobre os primeiros anos do Hitch. (Por isso só, vale bem a pena comprar). Do que mais gostei nele foi mesmo a interpretação da delicodoce Joan Fontaine como a tímida solteirona a viver com os pais no "countryside", que aliás lhe valeu um Óscar. Não sabia dos deliciosos pormenores sobre o argumento do filme que nos contas, mas possivelmente ninguém perdoaria ou compreenderia o homem se tivesse ido avante com tão ousadas ideias (nem os estúdios, nem as audiências, nem a crítica... como parece ter sucedido aliás com Vertigo, de quem poucos gostaram na época). Seguramente, o filme seria ainda mais delicioso para nós que o vemos 60 anos depois. <br /><br />Na entrevista a Truffaut, o Hitch contou sobre o que tinha planeado para o final: (não te rias que é a tradução brasileira) "Não gosto do fim do filme, mas eu tinha outro, diferente do romance; quando no final Cary Grant traz o copo de leite envenenado, Joan Fontaine estaria a escrever uma carta à mãe: "Querida mamãe, estou desesperadamente apaixonada por ele, mas não quero viver. Ele vai me matar e prefiro morrer. Mas acho que a sociedade deveria ser protegida contra ele". Então Cary Grant dá o copo de leite e ela lhe diz: Meu bem, será que você pode mandar esta carta para mamãe, por favor?". Ele diz: "Posso". Ela bebe o copo de leite e morre. Fusão, abertura, uma cena curta: Cary Grant chega assobiando, joga a carta pela fenda de uma caixa de correio".<br /><br />O filme ainda deu umas voltas malucas na RKO, onde foi editado e refeito uma série de vezes. Outra coisa que me fascina nestes filmes do Hitch, com o seu perfeccionismo, é a forma como tenta conjugar as cenas de estúdio (a maioria delas), com os exteriores, e as projecções em estúdio - que são sempre muito óbvias, mas com as quais ele pouco se importava. P.S. Ao contrário de Rebecca, que no Brasil deu em "A Mulher Inesquecível", este "Suspeita" ficou com o mesmo título dos dois lados do mar. Mas pagaria para ouvir a voz da Fontaine dobrada no Brasil por alguém nos anos 40. Deve ser delicioso :)))) <br /><br />Manda mais Hitchockianas destas.Milanhttps://www.blogger.com/profile/17731461500359458585noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6810110.post-1104226198691146882004-12-28T09:29:00.000+00:002004-12-28T09:29:00.000+00:00Caro Flávio, "Suspeita" será porventura um dos fil...Caro Flávio, "Suspeita" será porventura um dos filmes menos conhecidos e apreciados de Hitchcock e quando o adquiri há pouco tempo nunca tinha o tinha visto. Acho que não é o fim que esperava mas a verdade é que a expectativa do que deve ser um filme de Hitchcock funciona a favor do filme e quando esperava uma revelação surpreendente fui surpreendido com a inocência do personagem de Cary Grant. Fiquei com uma sensação de desconforto, de não ter percebido tudo, de talvez me ter falhado alguma coisa. Mas o personagem é mesmo inocente e o fim é tão simples que acaba por funcionar se bem que prefiro outras soluções encontradas noutros filmes do mestre. Trabalhar para Hitchcock era uma provação que exigia tempo e paciência. O homem obrigava os argumentistas a queimaram muitas células cerebrais, às vezes durante anos, até passar à fase de produção. Uma lição a aprender em Portugal onde a maior parte dos argumentos parecem ter sido escritos num vão de escadas em poucas horas por algum artista atormentado e atormentador.<br />Rui CorreiaAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6810110.post-1104181989074339102004-12-27T21:13:00.000+00:002004-12-27T21:13:00.000+00:00Abismo final!Abismo final!Luisa Paulahttps://www.blogger.com/profile/16510600713005679730noreply@blogger.com